IDEALIZAÇÕES E GRAPROHAB

Conheça mais sobre nossos serviços de estudos de viabilidade e idealizações e solicite um orçamento.

O Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (GRAPROHAB) consiste em um colegiado formado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).
O GRAPROHAB tem como objetivo centralizar e agilizar a análise de projetos de empreendimentos habitacionais de parcelamento do solo e de condomínios localizados em área urbana, de expansão urbana ou de urbanização específica – assim definidas por legislação municipal-, no Estado de São Paulo.

Avaliações de loteamentos e condomínios agora são feitas exclusivamente via SEI! Desde o início de 2024, o processo de licenciamento de empreendimentos urbanos habitacionais no Estado de São Paulo passou a ser realizado por meio totalmente eletrônico com a entrada em operação do Graprohab Digital. Desta forma, todos os pedidos de análise de licenciamento de loteamentos e condomínios são protocolados pela internet por meio da Plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informações).

Além de marcar o fim definitivo dos processos em papel, a implantação do Graprohab Digital é mais uma medida modernizadora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e confere mais transparência, celeridade na análise, eficiência e sustentabilidade na gestão dos serviços realizados pelo colegiado.

Detalhamento dos serviços:

ESTUDO DE VIABILIDADE CONSTRUTIVA

O estudo de viabilidade é uma análise técnica desenvolvida na fase inicial do planejamento de um empreendimento. Como o próprio nome diz, é por meio dele que você poderá definir se o empreendimento é viável ou não.

Entende-se por viabilidade construtiva a capacidade que um terreno apresenta de nele se construir qualquer tipo de projeto e na qual se engloba não só os atributos físicos do imóvel (identificados no levantamento topográfico) mas também o seu enquadramento face às normas de gestão territorial e ambiental, e a existência de condicionantes como alvarás e/ou licenças, entre outras. Resumindo aqui vai dizer o que você pode construir em metragem alturas e restrições no terreno

ESTUDO DE VIABILIDADE AMBIENTAL

O Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) avalia os impactos ambientais potenciais de um projeto antes de sua execução. Assim, analisa a compatibilidade de um empreendimento com a legislação ambiental e verifica se há riscos significativos para o meio ambiente, e o que é possível fazer naquele terreno, o tipo de empreendimento, o tamanho da area de supressão de vegetação, entre outros. Com o intuito de minimizar os riscos para seu empreendimento ou compra.

IDEALIZAÇÃO

Para que seja desenvolvido, esse estudo considera principalmente as seguintes informações:

  • Terreno;
  • Público-alvo;
  • Potencial construtivo;
  • Custo operacional.

Com base nesses dados iniciais, serão levantadas diversas informações para complementar o estudo e, assim, a incorporadora ou construtora terá insumos suficientes para entender se deve seguir, ou não, com a evolução do empreendimento.

A cada dia que passa, cresce o número de estudos de viabilidade que são contratados devido a importância que eles têm para o sucesso de um empreendimento. Um dos motivos é o aumento da maturidade das construtoras e incorporadoras.

O estudo de viabilidade serve para validar a visão do empreendedor e da equipe comercial e também para apresentar dados que podem ser considerados no desenvolvimento do produto para gerar novos insights. Por exemplo:

  • Em uma região residencial com um alto número de estabelecimentos comerciais de pequeno porte, como padaria, cafés e restaurantes, prever uma área dentro do edifício para esses tipos de estabelecimentos pode ser algo que agrega valor ao empreendimento;
  • Terrenos em zoneamentos cujo coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação são altos ampliam ainda mais o potencial construtivo do empreendimento. Ou seja, é maior a chance de atingir a margem de lucro mínima satisfatória.

Insights como esses são muito relevantes e podem gerar diferenciais competitivos importantes para o empreendimento

Viabilidade técnica/urbanística

  • Verificar se o terreno possui condições factíveis para construir um empreendimento.
  • Verificar se não há nenhum empecilho na legislação que impeça a construção.
  • Verificar os condicionantes como alturas máximas, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento e áreas computáveis.

Análise financeira

  • Avaliar os custos envolvidos na aquisição do terreno, como taxas e impostos.
  • Levar em conta o custo de mão de obra, materiais de construção e equipamentos.
  • Avaliar os gastos com projetos, aprovações e impostos.
  • Considerar os gastos com marketing e comercialização do empreendimento.
  • Analisar cenário econômico geral e conjuntura do mercado imobiliário.
  • Avaliar a demanda por imóveis na região, a concorrência e a possibilidade de valorização do terreno.
  • Estimar o retorno do investimento para determinar se o empreendimento será rentável.

Indicadores financeiros

  • Praticar um retorno sobre o investimento (ROI) entre 40% a 50% do investimento.
  • Levar em consideração outros indicadores, como TIR (Taxa Interna de Retorno), lucro líquido ou a margem (Lucro/Valor Geral de Vendas).

Entre em contato e solicite um orçamento, nossos especialistas são qualificados e agilizados. Clique e fale conosco.